Dia Mundial da Internet - Makeadream
makeadream, tecnologia, digital, webdesign, seo, marketing digital, aplicações, mobile, Recursos humanos
11427
post-template-default,single,single-post,postid-11427,single-format-standard,mkd-core-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,burst-ver-1.6, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,fade_push_text_right,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive

Foi há pouco mais de 19 anos que a Internet se generalizou e, nesse curto período, tornou-se um meio privilegiado para a realização de tarefas tão simples como manter contacto com amigos, encontrar uma casa para comprar ou arrendar ou decidir onde jantar.

Sem a DARPA, a Internet não existiria. Em Agosto de 1962, o paper de JCR Licklider entitulado “On-Line Man Computer Communication”, descrevia uma rede global conectada. Em Outuro, Licklider é designado director do Information Processing Techniques Office (IPTO) na ARPA, onde o seu objectivo passava por criar uma rede que ligasse os computadores do Departamento de Defesa em 3 localizações diferentes. Tal não aconteceu até outro pioneiro da Internet, Robert Taylor, substituir Licklider e trazer Larry Roberts do MIT.

A primeira ligação ponto-a-ponto entre PCs na nova Arpanet foi estabelecida às 22h30 do dia 29 de Outubro de 1969, criando a primeira rede operacional de pacotes do mundo. Em Dezembro, já estava operacional uma rede de 4 nós. Em 1972, o primeiro e-mail foi enviado. Apenas em 1973 se começou a chamar “internet” a estes mecanismos.

O aparecimento da Internet em Portugal

A Universidade de Lisboa foi a primeira entidade em Portugal a ter uma ligação à Internet. Pouco depois, a Universidade do Minho também o fez, usando uma linha de 64Kb (da Telepac, IP sobre X.25) para a França. Em 1990, o PUUG (Portuguese Unix Users Group) começa a comercializar ligações à Internet em Portugal.

Em 1992 a FCCN inicia registos de domínios em .pt e em Dezembro de 1993 existem 40 domínios .pt registados. O primeiro servidor Web nacional foi activado pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) em 1992. Em 1993 o acesso à Internet é aberto aos alunos da Universidade do Minho.
Em 1996 existem 10 entidades com licença para prestação de Serviços de Telecomunicações Complementares Fixos, no âmbito dos quais se pôde enquadrar o acesso à Internet.

No Comments

Leave a Comment

Wildcard SSL Certificates