GAMIFICATION - Uma nova era - Makeadream
makeadream, tecnologia, digital, webdesign, seo, marketing digital, aplicações, mobile, Recursos humanos
12213
post-template-default,single,single-post,postid-12213,single-format-standard,mkd-core-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,burst-ver-1.6, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,fade_push_text_right,blog_installed,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12.1,vc_responsive
 

GAMIFICATION – Uma nova era

Gamificação artigo

A Era da Gamification estimula a produtividade e acima de tudo aumenta o nível de retenção dos colaboradores mais valiosos.

Incorporar este tipo de programas envolvendo os colaboradores na sua dinâmica vai «acelerar competências, projectos e consecutivamente o negócio da empresa». Quem o garante é Pedro Palrão, CEO da MakeaDream, que nos fala dos principais ingredientes de um projecto de Gamification, dos produtos desenvolvidos e prontos a implementar de uma forma ágil nas empresas, entre outros temas.

O que é a Gamification?

O conceito não é novo e consiste no processo de introduzir mecânicas de jogo para estimular comportamentos em prol do cumprimento de objectivos, sendo uma prática comum há vários anos. O que é realmente inovador, ou ainda pioneiro, é a forma como podemos aplicar estas mecânicas ao serviço dos interesses de colaboradores de uma empresa, dos seus clientes e, porque não, da sociedade, principalmente numa fase em que a era digital é um denominador comum na forma como o mundo comunica e chega às pessoas. Numa fase em que as empresas atravessam desafios constantes, o paradigma de que as pessoas fazem as empresas é uma realidade. E é de pessoas que a gamification vive, absorve e projecta, catalisando competências, registando padrões e acima de tudo conquistando novos espaços no dia-a-dia dos colaboradores, até aqui ainda não explorados pelas organizações.

A quem se destina?

A Gamification pode ser usada para chegar a diferentes grupos e gerações. No entanto, os resultados são mais sonantes nas gerações mais novas, os chamados millennials, cujo cartão de cidadão parece já vir acompanhado com um endereço de email e um ID, para que o mundo esteja em constante sintonização. Os dias têm de ser cada vez mais desafiantes, e as motivações profissionais vão muito além do emprego, do carro e do salário. O sentimento de que se está envolvido num percurso dinâmico, ágil e aliciante, são os ingredientes ideais para que o “tabuleiro de jogo” esteja pronto, e que estes peões sintam vontade e energia de chegar à última casa de forma vencedora. As empresas a nível mundial estão a compreender que através da Gamification conseguem estimular a produtividade dos seus activos humanos, e acima de tudo aumentar o nível de retenção dos seus colaboradores mais valiosos.

Quais os principais ingredientes de um projecto Gamification?

A versatilidade de um projecto desenhado com processos de gamification, tem a grande vantagem de ser abrangente e flexível o suficiente para conseguir ser implementado em várias áreas de negócio. Existem alguns regras essenciais, tais como:
– ter um produto/serviço envolvido;

–  existir uma causa/motivação apresentada;

–  onde as regras são claras e não mudam;

–  os jogadores estão identificados e percebem a relação acto-consequência que a iniciativa promove;

–  e jogar colectivamente é mais interessante do que o jogo individual.

Quanto tempo demora a implementação?

A implementação de um projecto com estas características obriga a algumas fases de desenvolvimento, que englobam a pesquisa, o contacto com o terreno e o desenvolvimento do modelo/programa que irá ser implementado. Estes processos podem demorar 2 a 4 meses a serem implementados com sucesso. Requerem um considerável acompanhamento e monitorização para que novos ingredientes sejam disponibilizados de forma ágil para corrigir ou potenciar ainda mais o engagement entre o processo e os “jogadores”.

O que uma empresa pode perder se não utilizar esta nova tendência?

A Gamification é um processo em constante evolução, assim como as próprias empresas. Incorporar este tipo de programas envolvendo os colaboradores na sua dinâmica, vai acelerar competências, projectos e consecutivamente o próprio negócio da empresa. Nesse sentido, perde e oportunidade de promover o engagement de forma rápida e simples.

CONHEÇA AS NOSSAS SOLUÇÕES DE ENGAGEMENT PARA A SUA EMPRESA

gamification_makeadream1 gamification_makeadream2

Revista Human Resources | Novembro 2016

No Comments

Leave a Comment

Wildcard SSL Certificates