Scroll to top
© 2018, Makeadream - Digital Craft Agency
Share

Revista Ncontrast – Um projecto à rasca por uma geração com vontade

Revista Ncontrast

O projecto da Revista Ncontrast antecedeu a criação da Makeadream. O dia 9 de Fevereiro de 2018 assinalou o 10º aniversário deste projecto.

“Faz hoje 10 anos que o projecto Ncontrast – Conceitos Perpendiculares ganhou vida em forma de Revista Cultural – Bimestral e Gratuita.

 

 

Foi na Livraria LER DEVAGAR na Fábrica de Braço de Prata que um conjunto de jovens recém-licenciados de várias áreas (Design, Arte, Jornalismo, Ciências, Arquitectura, Música, Teatro, Cinema, História…) lançou este projecto com coragem, ousadia e uma certa liberdade vs ingenuidade.

 

Era uma geração com vontade de dar forma aos seus sonhos e colocá-los no mapa. Em plena crise – lançar uma revista cultural e gratuita…., loucos, loucos…

 

Na realidade, com esta distância temporal, a revista que conseguiu lançar 7 números (sempre com muito esforço e à rasca), acabou por construir alicerces para o futuro. Entrevistados que se tornaram Parceiros, Anunciantes que se tornaram clientes, Colaboradores que se tornaram grandes amigos e lançaram desafios para novos projectos.

 

Na altura, ainda sem as potencialidades das Redes Sociais, a Ncontrast foi distribuída em vários pontos culturais (Lisboa/Porto/Coimbra) e juntou nomes nas suas páginas como:

– Gonçalo Ribeiro Telles

– Joana Vasconcelos

– Eduardo Serra

– Mia Couto

– Story Taylors

– Gérald Bloncourt

…entre outros.

 

Com redação em pleno coração de Alfama, as primeiras reuniões foram na Faculdade de Belas Artes, e as noitadas a fazer revisão da revista em casa uns dos outros. Foram tempos em que o acreditar no “Projecto” era a camisola, e essa qualidade muitas vezes não existe nem nas maiores empresas.

 

Um especial obrigado a todos os que participaram nesta aventura, e que de alguma maneira deixaram a sua marca numa equipa de contrastes, num projecto de contrastes, numa estrutura de contrastes, mas todos eles perpendiculares….e com aquela magia no seu ponto de intercepção.


Versao pdf da revista:

https://www.mkdprojects.com/ncontrast/ncp00208.pdf

https://www.mkdprojects.com/ncontrast/ncpeva0408.pdf

https://www.mkdprojects.com/ncontrast/ncpframes0708.pdf

https://www.mkdprojects.com/ncontrast/ncpmitos1008.pdf

https://www.mkdprojects.com/ncontrast/n_diaspora.pdf

https://www.mkdprojects.com/ncontrast/caderno_ncarne1.pdf

 

Para breve um projecto destes? Quem sabe…”

 

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *