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Conheça as nossas soluções de Marketing Digital para 2020

O data empathy da sua marca, é o maestro para uma melhor experiência dos seus clientes

Em 2019, um dos ingredientes principais que utilizámos nos nossos projectos de marketing digital, foi o conteúdo. Este será e continuará a ser o ingrediente principal. Sem conteúdo, não temos histórias, não temos emoção, nem nada para contar….

Mas mais importante que isso, é que através da produção de conteúdo de qualidade, optimizado para web e redes sociais, conseguimos gerar data empathy. O que é data empathy?

O data empathy surge da capacidade da marca recolher insights sobre os seus clientes através da envolvência que têm com os seus conteúdos. Isto é, a reacção a determinados temas, preferência por determinadas soluções, e até mesmo demonstração de necessidades que não estavam ainda identificadas. Todo este processo irá auxiliar aos automatismos que a marca tem na sua estratégia de comunicação: Automação de campanhas, conteúdo segmentado, inteligência artificial.

Como implementar e obter resultados de data empathy?

O desenho da estratégia assenta em 3 componentes a funcionar em conjunto, como se de três rodas dentadas se tratasse.

1 – Compelling Content

A marca deverá ter uma estratégia de compelling content para aumentar os níveis de engagement dos seus clientes com os seus produtos e serviços.

O compelling content consiste conteúdo convincente, persuasivo ou envolvente.
Como as marcas poderão praticar da melhor forma?

  • Produzir conteúdo para que a audiência realize uma ação (seja clicar ou mesmo gostar de uma página), ao invés de criar assuntos sem propósito;
  • Tornar os temas relevantes, para que o público fique mais curioso e atento ao que é lançado;
  • Apresentar o conteúdo com cuidado estético e coerente;
  • Introduzir formatos diversificados de conteúdo (imagem, vídeo, gif, podcast, blog…);
  • Desenvolver e apresentar conteúdo em formato storytelling


2 – Customer Experience

A marca deverá conhecer muito bem as jornadas dos seus clientes, de forma a conseguir medir e potenciar a sua customer experience.

Customer experience, ou experiência do cliente, é essencial para aumentar as vendas em qualquer marca ou negócio, mas principalmente para criar fidelização. É importante por isso que se conheça a fundo a jornada do nosso cliente!

Mas então, como analisar esta jornada?

  • O acompanhamento ao cliente é o factor mais importante que deve ser calendarizado e “ritualizado”, para que no momento certo sejam apresentados novos desenvolvimentos:
  • Conhecer para quem estamos a falar é indispensável, de forma a criar empatia e compreender os objetivos/necessidades do cliente, como se fossem os nossos;
  • Pedir recomendações do trabalho que foi criado, de maneira a reforçar a preferência pela marca;
  • Tudo isto não pode existir, sem que durante todo o processo, haja vontade de inovar e ter constantemente novas perspectivas do mesmo produto.

3 – Data Driven

A marca deverá ter mecanismos de recolha e avaliação de dados resultantes da jornada do cliente. Ex: padrões de preferência e comportamentos.

Estamos a falar de uma estratégia que depende da extração e análise de dados de várias fontes de informação: site, redes sociais, newsletters e entre outros.

Sem dados, não há informação que possa suportar uma tomada de decisão!

A análise de dados apresenta-nos vários benefícios entre os quais fazer testes A/B de um anúncio, por exemplo, de maneira a perceber qual dos dois gerou melhores resultados e, por consequência, qual interessa mais ao utilizador e qual nos poderá trazer mais retorno em relação ao investimento a que nos propusemos.

É por isso que é tão importante a monitorização constante da informação que é gerada pelos clientes, como por exemplo, uma tendência cada vez maior é o social listening, que tem como principal objetivo responder às mudanças e tendências do consumidor, em reacção ao que os utilizadores mencionam e publicam sobre a marca nas redes sociais.

A partir de que ferramentas podemos recolher esse tipo de dados?

Todas estas fontes podem ser integradas com outros software e ferramentas de análise de dados e automação de marketing.

Pretende saber mais sobre o data empathy e como aplicá-lo na sua marca? Fale connosco

 

 

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