Em que ecossistema a sua marca vai viver em 2019?

O ecossistema das empresas vive um período de incerteza e ansiedade, mas também de grande oportunidade. A (r)evolução digital a que assistimos nos mercados vem absorver o recurso à tecnologia para reforçar os pilares de negócio, cadeias de valor e relação com clientes/colaboradores.

Contudo, ainda muitas empresas questionam:

Irá a tecnologia potenciar o modelo de negócio?
Ou por outro lado obrigará a novas adaptações?
A digitalização obriga a várias reflexões.

 

Dentro do ecossistema onde a “empresa” actua, existem agora mais seres (concorrentes) e mais elementos que irão obrigar às empresas criarem novos ecossistemas para “migrarem” e evoluir.
Há quem defenda mesmo que as grandes oportunidades estarão nas fronteiras entre vários negócios, e serão nestas fronteiras que os modelos de negócio serão colocados à prova.

Nem só de tecnologia depende esta transformação e migração de processos, existe sim, uma necessidade enorme de mudar mentalidades (do consumidor ao colaborador)através de novos modelos de design, marketing e comunicação, que acompanhem e desempenhem um papel fundamental em todo o processo.

 

Que perguntas as empresas devem colocar?

> A proposta de valor da empresa pode ser potenciada com tecnologia?
> O uso da tecnologia pela concorrência é uma ameaça?
> A tecnologia pode optimizar a relação com os clientes e captar novos públicos?
> Os canais de distribuição e comunicação do negócio estão ameaçados?
> Deverá a empresa encontrar novos parceiros-chave e fortalecer os seus recursos?

 

Em que novos ecossistemas as empresas
estão a criar sementes?


Mobilidade conectada

Automóveis inteligentes, veículos ecológicos, autonomia e melhor circulação

 

Comércio Digital
Distribuição de multi-canal de venda online

 

Fintech
Aquisições e transações virtuais e seguras

 

Gestão de talento e performance
“Worklife Balance it´s the best money”, Gestão de Carreiras,  Coaching online

 

Gestão de talento e performance
“Worklife Balance it´s the best money”, Gestão de Carreiras,  Coaching online

 

Ambientes high tech
Recriação de espaços de trabalho, consumo e lazer

 

Media digital
Consumo de cultura, informação e entretenimento

 

Logistica digital
Implementação de metodologias ágeis e optimização de processos

 

e-things (educação, formação, politica)
Comunidades online, intervenção e capacitação cada vez mais global

 

Energia digital
Monitorização e usabilidade de novas fontes de energia

 

Agricultura digital
Sistemas inteligentes

 

Em que ecossistema a sua marca vai viver em 2019?

Usamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação.