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OFFF 2019 – Como foi

Acabadinhos de chegar do OFFF Barcelona, festival de design e comunicação digital que decorreu de 25 a 27 de Abril no Design Museum, deixamos aqui a nossa partilha da experiência deste ano.

Por estes dias, juntam-se naquela que é uma das cidades referência ao nível da criatividade, centenas de profissionais da área do design, vídeo, programação, ilustração etc. Quase como um exercício obrigatório para quem quer contactar e absorver o que de melhor se anda a fazer pelo mundo ao nível de cultura visual, os palcos do OFFF são um inegável boost de energia criativa e por isso valem a pena os 3 dias de conferências e workshops que o evento apresenta.

Dado a diversidade de temas e áreas que os oradores abordam, é sempre desafiante escolher quais as conferências que nos interessam mais, ou aquelas que nos vão impactar de alguma forma. Contudo, em todas as edições costuma existir um fio condutor e um conjunto de mensagens comuns no ar, ora em torno da importância dos processos criativos para cada projecto, ora sobre o nosso worklife balance e “atitude” a ter no mercado.

Não foi a edição mais “espetacular”, nem teve alguns dos habituais cabeças de cartaz, (provavelmente as melhores surpresas estão reservadas para a edição de 2020, onde o festival celebrará os seus 20 anos de existência), mas vincou principalmente por um conceito mais “craft” que se reflectiu em toda a estrutura e espírito do festival.

Os nossos Totens.

Com a assinatura da agência Bienal (México), o conceito da edição deste ano “Offfterlife” vem abordar a importância e a reflexão sobre os nossos totens individuais, representado visualmente por uma máscara (Icon desta edição), com o objectivo de transmitir que devemos assumir os nossos totens criativos, não esquecer as nossas origens nem o que nos faz ser realmente diferenciador. Por isso, as máscaras foram colocadas e personalizadas pelos oradores do festival, e a partilha dos totens foi o grande mote para um diálogo próximo, aberto e inspirador.

OFFFTERLIFE: OFFF Barcelona 2019 Campaign by Bienal Comunicación from OFFF Festival on Vimeo.

 

As tendências e realidades

Foram vários os temas abordados nos 3 palcos diferentes que o festival apresentou este ano. Sentimos uma abordagem mais focada no storytelling e ideas that matter, como fontes de condução a projectos e resultados cada vez mais reais (menos fake) com o objectivo de humanizar o engagement com clientes e utilizadores.

Através do foco na experiência e elasticidade do processo criativo, conseguimos obter resultados mais dinâmicos e que provocam melhor engagement.

Experiência + Elasticidade = Engagement

A nível de componentes mais técnicas, alguns dos tópicos abordados:
– A Inteligência Artificial como elemento no processo criativo;
– As experiências imersivas devem ter uma componente “física” e não apenas “virtual”;
– Algumas dicas e regras para aplicar UX eficaz em accelerated mobile pages (AMP);
– As fontes variáveis (tipografia) vêm estabelecer e abrir novos padrões para o logo design;
– A digital customer experience é a chave para que as marcas obtenham a tão desejada brand loyalty;
– Campanhas de marketing digital nas redes sociais devem “quebrar” o sistema das próprias redes sociais;
– A zona de conforto é uma morte lenta, devemos provocar problemas para nós mesmos;
– Não há limites nem regras para o processo criativo e resultados visuais;
– A multidisciplinaridade colectiva é fundamental para evoluirmos como profissionais;

Para o ano há mais!

OFFF 2019

Fotos OFFF 2019

OFFF 2019

Fotos OFFF 2019

 

 

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