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Simples e fácil – o futuro do Ecommerce

Com o aparecimento de cada vez mais empresas e com a transformação digital a ditar o futuro das organizações, naturalmente as vendas online subiram.

Ainda assim, Portugal não fica percentualmente alinhado com os restantes países europeus, uma vez que a média europeia é de 60% e, somente 40% dos portugueses fazem compras online. As razões prendem-se com o facto de: 23% da população não aceder à internet; não existir uma boa cobertura de banda larga em determinados locais do país; existir uma forte presença do retalho tradicional e dos horários tardios de encerramento praticados, o que não acontece em geral noutras cidades europeias.

Mas em que ponto está o Ecommerce em Portugal?

Até cerca de 2017, o Ecommerce crescia muito lentamente devido à ausência digital das marcas ou negócios mas, durante o ano de 2019 a perspectiva mudou. Neste momento, no mercado português existem marcas a crescer cerca de 300% na sua plataforma de comércio eletrónico e, em alguns casos, a chegar a 600% quando também comercializam internacionalmente.

Com este número a aumentar, acredita-se que vão nascer, mais rápido do que era de esperar, outros formatos que simplifiquem os passos de uma compra através da internet, tanto para quem compra como para quem comercializa.

Já existe a possibilidade de comprar produtos através de uma experiência imersiva, como acontece no Instagram Shopping, por exemplo. Mesmo na rede social revelação de 2019, o Tik Tok deixou-se levar pelo ​social commerce​, tendo lançado, no último mês de Novembro, uma ​feature que permite adicionar um link na descrição ou numa publicação, abrindo o browser ainda na sua rede, de forma a que o utilizador por lá se mantenha a comprar. Este género de formatos vão continuar a ser uma tendência para o comércio online, quanto mais não seja para credibilizar o produto e “empurrar” o utilizador para realizar uma ação.

Quais as futuras perspectivas para o Ecommerce no mercado português?

As tendências apontam para que o Ecommerce em Portugal e no mundo sejam centradas na experiência, facilidade, simplicidade e tecnologia:

 

  • Métodos de pagamento mais simples​, onde a compra do cliente pode ser feita na loja física e terminar com o pagamento na aplicação mobile;
  • Automatização​, para existir forma de categorizar clientes pelo valor das suas compras e canal de aquisição das mesmas, bem como segmentá-los para posteriores campanhas;
  • Com a ​inteligência artificial vai ser possível personalizar a oferta de produtos, com base na pegada digital do utilizador;
  • A ​autogestão vai permitir sincronizar todos os pontos de contacto e registos dispersos num só;
  • E vamos assistir à ​profissionalização dos negócios entre empresas​, nomeadamente através de plataformas de cloud, com o objetivo de facilitar e automatizar a gestão de tarefas, que ainda é manual. Nisto também se inclui proporcionar uma experiência ao cliente tão personalizada e humana, como sempre aconteceu em B2C.


Apesar de este já ser um processo adotado por muitas empresas, lembramos as vantagens de ter uma loja online para um negócio:

  • Disponível a qualquer hora e momento;
  • Sem limitações geográficas ou temporais;
  • Exposição dos produtos/serviços de forma organizada;
  • Tracking do produto;
  • Oportunidade de analisar dados e métricas;
    Devido ao avanço tecnológico vamos inevitavelmente deparar-nos com o Ecommerce, que terá cada vez mais adesão por parte do utilizador e mais importância para qualquer modelo de negócio, seja ele B2C ou B2B.

    Daqui para a frente, é importante lembrar que o utilizador dá cada vez mais importância à comunicação: à forma como esta chega até ele, antes de existir alguma ação e, especialmente, ao acompanhamento da sua jornada enquanto cliente, esperando um serviço de qualidade e atenção, mesmo que ainda exercido por pessoas ou ​bots – o que se espera nos anos que se avizinham.

 

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